Alimentos que ajudam a cicatrizar a pele | Projeto Mulher

Quem se arrisca pelo mundo em provas como o Cruce de Los Andes ou o Ironaman, por exemplo, está sujeito a alguns percalços como um corte ou uma queimadura. O processo de cicatrização de ferimentos desse tipo pode levar um tempo até que o organismo recupere o tecido que sofreu alesão.  Quanto melhor for essa recuperação, menores serão as chances de ganhar uma cicatriz de lembrança.

Segundo Anna Bordini, médica da Clínica Bertolini, alguns alimentos, aliados à medicação correta, são excelentes opções para contribuir no processo de renovação da pele. “Durante o tempo de cicatrização, existem três fases nas quais o organismo exige nutrientes específicos para se reconstruir. A fase inflamatória necessita de vitamina K, proteínas e aminoácidos. Já no estágio de proliferação, que consiste no desenvolvimento das células epiteliais e fibroblastos, é importante consumir alimentos com vitamina C, ferro, zinco e proteínas”, explica.

A presença de carboidratos, vitaminas e proteínas é fundamental na última fase de remodelação, que é caracterizada pelo processo de maturação e estabilização da síntese e degradação do colágeno. Para que não ocorram problemas na cicatrização, existem outros ingredientes que devem ser retirados do menu, como  café, refrigerantes e bebidas alcoólicas, que dificultam a chegada dos nutrientes até o ferimento.

Ricos em Ômega- 3

Linhaça, sardinha e semente de chia são ricos em ômega-3 e devem ser consumidos para curar a cicatriz.

Brócolis, repolho, couve-flor

Ricos em antioxidantes, são compostos de enxofrados bioativos que auxiliam na desintoxicação do fígado e são indicados para as pessoas que receberam anestesia ou estão ingerindo medicamento para tratar inflamações e infecções.

Vitaminas e frutas cítricas

Elas têm a finalidade de estimular a produção de colágeno, proteína que forma e dá firmeza à pele. Abuse de frutas como morango, abacaxi, goiaba, melão e kiwi.

Vitaminas A e K

A: fígado, gema de ovo, cenoura, folhas verdes como brócolis e espinafre.

K: fígado, óleos vegetais, vegetais de folha verde escuro como couve e espinafre.

Frutas vermelhas

São compostas de flavonoides, que protegem as paredes dos vasos sanguíneos e combatem o processo inflamatório.

Fontes de zinco

Aposte em carne vermelha, peixes, aves, fígado, leite e derivados, cereais integrais.

 

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