09 jun

Cálcio, cálcio, muito cálcio! Veja como consumi-lo sem a lactose.

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Dentro do potinho ou garrafinha de iogurte encontramos proteínas, vitaminas, minerais, fósforo e cálcio – muito cálcio! E você sabe que o consumo de cálcio é importante para o organismo da mulher, principalmente para aquelas que estão próximas da menopausa. Além do que, o iogurte protege contra o desgaste dos ossos,  a tão temida osteoporose, garante o bom funcionamento do intestino e geralmente tem baixo teor de gordura. O problema é que algumas mulheres, tem intolerância à lactose, ou alergia a proteina do leite. Por isso, o Projeto Mulher com a ajuda da nutricionista Sharon Halaban foi atrás de marcas de iogurtes sem lactose ou com uma taxa muito baixa para ajudar você na hora da compra:

·      Danúbio: iogurte sem lactose (é bem gostoso)

·      Batavo: linha Naturis soja – tem iogurte de “beber”, flan e para comer de colher nos sabores chocolate, morango etc.

·      Vale Verde – Lacfree: são iogurtes de beber em potes grandes e também tem coalhada

·      Casa da ovelha: são iogurtes em potinhos com algumas opções de sabores (o sabor do leite de ovelha é forte)

Mas atenção! Mesmo os iogurtes com lactose free, o consumo diário  não deve ultrapassar três porções, somando a outros alimentos como leite e queijos.

Além do consumo dos alimentos citados anteriormente, para o cálcio ser bem absorvido pelo organismo, é preciso ficar exposto ao sol da manhã ou do fim da tarde por 20 minutos sem filtro solar (pode ser apenas nas pernas e no braço).

Alerta:

Para quem já apresenta algum problema na ingestão do cálcio, é preciso evitar o consumo do cálcio e proteínas na mesma refeição (juntos), pois o organismo compete pela absorção dos dois e a absorção do cálcio fica prejudicada!

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