31 mar

Comida saudável satisfaz menos?

Esse papo entre as alunas que treinam no Projeto Mulher é recorrente: afinal, a comida natureba, sem gordura, aquela velha e boa salada nossa de todo dia, satisfaz ou não satisfaz?

Pesquisadores da Universidade Cornell (EUA) identificaram comportamentos que mostram que, quando as pessoas comem o que elas consideram ser um alimento saudável, elas comem mais do que o recomendado porque associam “saudável” com menor sensação de saciedade. Mas será que isso é verdade?

Satisfação saudável

Quando os participantes da pesquisa feita por Jacob Suher receberam alimentos taxados como saudáveis, relataram níveis mais baixos de fome após o lanche, mas pediram porções maiores e comeram mais. Surpreendentemente, mesmo os consumidores que disseram não concordar com a ideia de que alimentos saudáveis geram menor saciedade do que os alimentos não saudáveis mostraram-se sujeitos ao mesmo viés.

Tudo o que é demais faz mal

Os pesquisadores defendem que a moda de alimentos rotulados como saudáveis pode, ironicamente, estar contribuindo para a epidemia de obesidade, em vez de reduzi-la. Mas, segundo eles, os consumidores podem usar esta informação para evitar comer em excesso os alimentos apresentados como saudáveis e buscar alimentos retratados como nutritivos quando quiserem se sentir mais satisfeitos sem cometer excessos.31

Share this

Deixe o seu comentário