<iframe src="//www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-5R53WF" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"></iframe>
25 abr

Suco de abacaxi com couve para dar mais disposição

Quer mais disposição para começar o dia e arrasar no seu treino do Projeto Mulher? Confira a receita desse suco de abacaxi com couve que, além de te dar mais gás pros exercícios, traz vitaminas e minerais como potássio, vitaminas A, B, E, K e C, ferro, cálcio, magnésio, selênio, betacaroteno, manganês e fósforo. O gengibre, um dos ingredientes, ajuda a emagrecer, auxilia no tratamento de má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, colesterol alto, pressão alta, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea, inflamações e artrite.

 

Ingredientes:

2 fatias de abacaxi

2 folhas de couve

1 pedaço pequeno de gengibre

150 ml de água

 

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado. Não é preciso adoçar.

Share this
18 abr
11 abr

Receita de lasanha de cogumelos – sem carne!

No Projeto Mulher nós incentivamos e praticamos hábitos de vida saudáveis. Por isso apresnteamos aqui o  movimento http://www.segundasemcarne.com.br/

E essa deliciosa e saudável receita de lasanha de cogumelos.

 

Ingredientes massa:
10 folhas de massa de lasanha (sem ovos)

Molho de Cogumelos:
500 g de cogumelos secos
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
1 xícara (chá) de cebola picada
½ xícara (chá) de salsa picada
2 colheres (chá) de alecrim fresco picado
1 lata de tomate pelado
Sal e pimenta-do-reino fresca

Recheio:
2 xícaras (chá) de tofu firme
¼ de xícara (chá) de leite de soja
6 xícaras (chá) de vegetais verdes levemente refogados (brócolis, alcachofra, abobrinha, vagem, aspargo etc.)
½ xícara (chá) de folhas de salsa, espinafre e manjericão

Noz moscada
Sal
Pimenta-do-reino fresca


Preparo do molho de cogumelos
Em uma tigela pequena, coloque os cogumelos, cubra-os com água fervente e deixe por 30 minutos. Escorra-os e reserve a água. Tire o cabo e fatie os cogumelos. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite, coloque a cebola e salteie até ficar transparente. Misture com a salsa, o alecrim e os tomates (amassados com um garfo). Junte os cogumelos e uma xícara de sua água. Deixe reduzir por 20 minutos sem cobrir.

Recheio
Em um processador, coloque a salsa, o espinafre e o manjericão até que fiquem bem picados. Junte o tofu e o leite de soja. Tempere com a noz-moscada, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Escorra o líquido dos vegetais e reserve.

Montagem da lasanha

Coloque camadas de molho, massa, vegetais, creme de tofu e repita de novo até terminar. Cubra com papel alumínio e asse por 30 minutos em forno a 180ºC preaquecido. Remova o papel alumínio e deixe dourar por mais 5 minutos. Deixe a lasanha descansar por 5 minutos antes de servir.


Fonte: www.svb.org.br, em adaptação de www.macarrãoenergia.com.br

Share this
04 abr

O que beber para controlar hormônios? Leite dourado

Quem está no climatério, fase que antecede a menopausa, sabe o que é enfrentar a gangorra hormonal. Por isso, aqui no Projeto Mulher, buscamos as melhores opções naturais e saudáveis para ajudar nossas alunas! Já ouviu falar  no leite dourado?

Também chamado de leite de ouro, essa bebida é a mistura de açafrão, óleo de coco, leite de coco, mel e especiarias. E tudo isso junto faz com que o leite tenha ação anti-inflamatória, melhore a circulação e o metabolismo do estrogênio. Além disso, o óleo e o leite de coco são maravilhosas fontes de gorduras saudáveis que seu organismo também precisa.

Mas não são só as mulheres no climatério que podem se interessar por essa receita. Para quem busca combater cólicas, disfunção da tireoide, ou mãos e pés frios, esta receita maravilhosa – e super fácil – também é ótima. Confira:

Ingredientes da pasta dourada:

  • 5 colheres (sopa) de óleo de coco virgem
  • ½ xícara (chá) de açafrão (cúrcuma) orgânico em pó
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 ½ colher (chá) de pimenta preta moída

Preparo da pasta dourada:

Coloque tudo em uma panela e cozinhe por cerca de 10 minutos. Quando esfriar, mantenha-o na geladeira em um pote. Ele dura cerca de duas semanas refrigerado e você utiliza apenas uma dose (1 colher de chá) a cada vez que você faz o leite.

 

Ingredientes do leite:

  • 2 xícaras (chá) de leite de coco
  • 1 colher (chá) de pasta dourada
  • Canela a gosto
  • Mel a gosto

Preparo do leite:

Aqueça o leite de coco com a pasta dourada em uma panela e mexa até diluir tudo. Em seguida, adicione a canela e o mel. Caso queira “apimentar” o leite, coloque um pouco de pimenta caiena!

Share this
31 mar

Comida saudável satisfaz menos?

Esse papo entre as alunas que treinam no Projeto Mulher é recorrente: afinal, a comida natureba, sem gordura, aquela velha e boa salada nossa de todo dia, satisfaz ou não satisfaz?

Pesquisadores da Universidade Cornell (EUA) identificaram comportamentos que mostram que, quando as pessoas comem o que elas consideram ser um alimento saudável, elas comem mais do que o recomendado porque associam “saudável” com menor sensação de saciedade. Mas será que isso é verdade?

Satisfação saudável

Quando os participantes da pesquisa feita por Jacob Suher receberam alimentos taxados como saudáveis, relataram níveis mais baixos de fome após o lanche, mas pediram porções maiores e comeram mais. Surpreendentemente, mesmo os consumidores que disseram não concordar com a ideia de que alimentos saudáveis geram menor saciedade do que os alimentos não saudáveis mostraram-se sujeitos ao mesmo viés.

Tudo o que é demais faz mal

Os pesquisadores defendem que a moda de alimentos rotulados como saudáveis pode, ironicamente, estar contribuindo para a epidemia de obesidade, em vez de reduzi-la. Mas, segundo eles, os consumidores podem usar esta informação para evitar comer em excesso os alimentos apresentados como saudáveis e buscar alimentos retratados como nutritivos quando quiserem se sentir mais satisfeitos sem cometer excessos.31

Share this
26 mar

Brownie saudável para a Páscoa

Nesta Páscoa, delicie-se com este brownie super saudável! Confira a receita:

 

Ingredientes

1 abacate grande

1/2 xíc. (chá) suco de maçã sem açúcar

1 col. (chá) de extrato de baunilha

3 ovos grandes

1/2 xíc. (chá) de farinha de coco

1/2 xíc. (chá) de cacau em pó sem açúcar

1/4 col. (chá) de sal marinho

1 col. (chá) de bicarbonato de sódio

 

Preparo

Preaqueça o forno a 350o. Em um liquidificador ou processador de alimentos mistre o abacate, o suco de maçã e a essência de baunilha. Depois de misturados, coloque estes ingredientes em uma tigela grande e acrescente os ovos. Adicione a farinha de coco, o cacau em pó, sal e bicarbonato de sódio e mexa até ficar uniforme. Unte uma assadeira retangular com óleo de coco e adicione massa. Coloque no forno para assar por cerca de 25 minutos. Deixe esfriar por 20 minutos antes de cortar. Rende 16 pedaços de brownies.

Share this
14 mar

SOPA TAILANDESA FRIA DE ABÓBORA

Uma receita energizante, esta sopa tailandesa fria de abóbora tem apenas 45 kcal

 

Ingredientes:

Sementes e polpa de ½ abóbora de casca verde descascada

2 xícaras (chá) da água do cozimento

1 pote de iogurte natural desnatado

1 colher (sopa) de molho de soja light

1 colher (chá) de curry

1 colher (sopa) gengibre ralado e espremido em um pano

 

Preparo:

Separe as sementes da polpa da abóbora, espalhe-as em uma assadeira coberta com papel manteiga e asse até secar (aproximadamente 10 minutos) e reserve. Cozinhe a polpa em água até estar bem macia. Espere esfriar e bata-a no liquidificador com as 2 xícaras de água do cozimento. Em uma panela, coloque a abóbora batida, acrescente o molho de soja light, o curry e o gengibre. Deixe ferver por alguns minutos e desligue o fogo. Acrescente o iogurte e misture bem. Sirva a sopa com salsinha picada e as sementes torradas por cima.

Share this
13 mar

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Quem treina com o Projeto Mulher também se preocupa com o que come. Por isso vivemos atrás de receitas práticas e saudáveis e de dicas de lanchinhos para quando a fome aperta. Mas será que só nós? Não, a onda da alimentação saudável está cada vez mais forte. Ainda bem! Mas por isso mesmo, temos que ter cuidado redobrado com os alimentos que se autointitulam “saudáveis”. Confira os comentários da nutricionista Fernanda Sacolletto:

Alimentos que parecem saudáveis mas não são:

Açaí: a fruta em si é ótima, um poderoso antioxidante porém, os industrializados, são cheios de xarope de glicose, ou seja, ricos em açúcar! Então atenção no rótulo. Tente sempre consumir o açaí com frutas e reduzir os acompanhamentos calóricos como açúcar e leite condensado.

Peito de peru: por ser um alimento processado e embutido possui muito sódio, e alguns componentes cancerígenos, então devemos consumir com moderação e tirar esse item dos lanches que são ditos como lanches naturais!

Barra de cereal: atenção na hora da compra, pois algumas barras mesmo contendo aveia e fibras também têm muito açúcar e chocolate. É sempre importante ler os ingredientes nos rótulos.

Sucos industrializados: são alimentos ricos em conservantes e açúcar, prefira os sucos de polpa e, sempre que possível, suco natural.

Share this
07 mar

Tabule de quinoa: fácil, prático e muito nutritivo

A quinoa já virou queridinha do Projeto Mulher. Também, pudera: ela é uma fonte de proteínas comparável ao leite.  E, como você sabe, a proteína tem papel importante na formação dos músculos e na manutenção da saúde do tecido muscular, com a função de reparar as microlesões que acontecem normalmente nos músculos quando praticamos alguma atividade física. Então, bora fazer essa receita?

Rendimento: 8 porções

Calorias: 232 calorias por porção

Ingredientes:

200g de lentilhas verdes

200g de quinoa

100g de favas

2 xícaras (chá) de tomates cortados em cubos

1 xícara (chá) de pepino cortado em cubos

1 xícara (chá) de cebola roxa picadinha

1/2 xícara (chá) de salsinha picada

2 colheres (sopa) de cebolinha bem fina picada

Azeite de oliva

Suco de limão

Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Cozinhe as lentilhas por 20 minutos até que estejam macias, mas ainda firmes. Escorra e reserve. Cozinhe a quinoa com água por cerca de 15 minutos, deixando-a al dente. Escorra e reserve. Cozinhe as favas em água com sal, escorra e resfrie em água fria. Misture o restante dos ingredientes e tempere com o sal, a salsinha, o azeite e o suco de limão.

Receita cedida perlo Mundo Verde

Share this
05 mar

A Importância do Café da Manhã para quem treina com o Projeto Mulher

Um bom café da manhã é muito importante para abastecer o organismo, já que durante a noite o corpo continua trabalhando e, ao acordar, as reservas de combustíveis estão menores. Segundo a RG Nutri, para quem treina com o Projeto Mulher de manhã cedinho, além desta refeição estimular o metabolismo, essa necessidade é ainda maior, pois trata-se do fornecimento dos nutrientes necessários para a recuperação muscular pós-treino.

 

Comer bem não é comer muito

O café da manhã não precisa necessariamente ser uma grande refeição, mas sim uma porção de nutrientes capaz de estimular o metabolismo e fornecer nutrientes para as diversas funções específicas do momento. Ele deve conter no mínimo 15% das calorias necessárias para um dia. Se as suas necessidades diárias são de 2000 Kcal, por exemplo, o café da manhã deverá conter aproximadamente 300Kcal.

 

A escolha dos alimentos depende dos nutrientes

  • Cereais, pães e biscoitos são boas fontes de carboidratos e por isso fornecem  energia
  • Leite, queijo e outros derivados são fontes de proteínas, que regulam a formação de hormônios, anticorpos e são responsáveis pela formação e manutenção das nossas células, fornecendo ainda cálcio, mineral importante na formação e manutenção do tecido ósseo e na contração muscular
  • As fibras das frutas e dos cereais integrais favorecem o trabalho do intestino, evitando a prisão de ventre e controlando a absorção de nutrientes

 

Algumas sugestões de café da manhã

  • Granola com iogurte e frutas
  • Sanduíche de pão integral, queijo branco, peito de peru e suco de laranja
  • Pão francês com queijo branco, leite com café e mamão papaya
  • Banana com iogurte, aveia e mel
  • Cereal com leite e morangos

 

Matéria elaborada pela Equipe RGNutri

 

Você vai gostar também de ler:

Bacalhau saudável

Gaspacho

Perca peso com maçã

Share this

© 2014 Of Memory Hosting. All rights reserved.