<iframe src="//www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-5R53WF" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"></iframe>
31 mar

Comida saudável satisfaz menos?

Esse papo entre as alunas que treinam no Projeto Mulher é recorrente: afinal, a comida natureba, sem gordura, aquela velha e boa salada nossa de todo dia, satisfaz ou não satisfaz?

Pesquisadores da Universidade Cornell (EUA) identificaram comportamentos que mostram que, quando as pessoas comem o que elas consideram ser um alimento saudável, elas comem mais do que o recomendado porque associam “saudável” com menor sensação de saciedade. Mas será que isso é verdade?

Satisfação saudável

Quando os participantes da pesquisa feita por Jacob Suher receberam alimentos taxados como saudáveis, relataram níveis mais baixos de fome após o lanche, mas pediram porções maiores e comeram mais. Surpreendentemente, mesmo os consumidores que disseram não concordar com a ideia de que alimentos saudáveis geram menor saciedade do que os alimentos não saudáveis mostraram-se sujeitos ao mesmo viés.

Tudo o que é demais faz mal

Os pesquisadores defendem que a moda de alimentos rotulados como saudáveis pode, ironicamente, estar contribuindo para a epidemia de obesidade, em vez de reduzi-la. Mas, segundo eles, os consumidores podem usar esta informação para evitar comer em excesso os alimentos apresentados como saudáveis e buscar alimentos retratados como nutritivos quando quiserem se sentir mais satisfeitos sem cometer excessos.31

Share this
23 mar
15 mar

7 benefícios para quem treina com o Projeto Mulher

Não existe uma regra de quanto tempo de exercício é preciso fazer. Tudo depende da intensidade, frequência e duração da atividade. Mas segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é treinar 5 x vezes por semana, 30 minutos de atividade leve a moderada.

Se for com a gente, num dos treinos ao ar livre do Projeto Mulher, melhor ainda! Confira os locais de treino aqui. Além de emagrecer, a atividade física melhora a qualidade de vida. Veja só:

 

  • Combater a depressão: quando fazemos exercício, o corpo libera serotonina e outros hormônios de prazer, modulando o humor.
  • Bom para diabéticos: o exercício também diminui a resistência à insulina porque os músculos passam a usar melhor a glicose do sangue.
  • Dá uma força para quem tem osteoporose: a atividade física aumenta a deposição de cálcio nos ossos, podendo reverter a osteoporose para osteopenia.
  • Para os cardíacos: alivia o trabalho do coração, melhora a qualidade de vida, aumenta a capacidade de se exercitar, diminui o cansaço, melhora o sono e diminui a chance de um novo infarto.

 

Mas antes de iniciar o treino com o Projeto Mulher, é importante fazer uma avaliação médica. E aí, bora treinar?

Share this
13 mar

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Quem treina com o Projeto Mulher também se preocupa com o que come. Por isso vivemos atrás de receitas práticas e saudáveis e de dicas de lanchinhos para quando a fome aperta. Mas será que só nós? Não, a onda da alimentação saudável está cada vez mais forte. Ainda bem! Mas por isso mesmo, temos que ter cuidado redobrado com os alimentos que se autointitulam “saudáveis”. Confira os comentários da nutricionista Fernanda Sacolletto:

Alimentos que parecem saudáveis mas não são:

Açaí: a fruta em si é ótima, um poderoso antioxidante porém, os industrializados, são cheios de xarope de glicose, ou seja, ricos em açúcar! Então atenção no rótulo. Tente sempre consumir o açaí com frutas e reduzir os acompanhamentos calóricos como açúcar e leite condensado.

Peito de peru: por ser um alimento processado e embutido possui muito sódio, e alguns componentes cancerígenos, então devemos consumir com moderação e tirar esse item dos lanches que são ditos como lanches naturais!

Barra de cereal: atenção na hora da compra, pois algumas barras mesmo contendo aveia e fibras também têm muito açúcar e chocolate. É sempre importante ler os ingredientes nos rótulos.

Sucos industrializados: são alimentos ricos em conservantes e açúcar, prefira os sucos de polpa e, sempre que possível, suco natural.

Share this
18 maio
08 abr
12 jan
29 nov
14 nov
26 set

© 2014 Of Memory Hosting. All rights reserved.